Rosangela Demetrio


As mulheres compram mais pela internet que os homens

Há uma vertente entre os economistas que acredita serem as mulheres alvos perfeitos para compras pela internet. Mas, como conquistá-las? Estatísticas comprovam essa afirmação e apontam para um crescimento desse segmento de mercado.

Mulheres compram mais, porém homens gastam mais. Enquanto as mulheres compram produtos de moda e beleza, homens preferem as linhas de eletrônicos e informática. Mas o que faz realmente as mulheres comprarem tanto pela internet? O que fazer para atrair o público feminino?

Se você está se preparando para investir em comércio eletrônico, pense em montar estratégias inteligentes. Como a maioria das compras é de produtos que envolvem beleza, podemos deduzir que o sonho de estar bela é o que mais influencia as mulheres. Portanto, venda sonhos. As apaixonadas, por exemplo, compram moda, beleza, viagem, fitness, entre outros produtos.

Procure saber o que está na moda, pesquisando nas revistas populares, sites de moda feminina, redes sociais e conheça o que é tendência. O importante é cativar a sua consumidora, mostrando novidades. O visual da propaganda deve ser atraente. Destaque o produto, de preferência, de forma ambientada, simulando seu uso real. Procure mostrar também as vantagens daquilo que você quer vender. Mas, não invente nada, pois não há nada que deixe uma mulher mais decepcionada do que perceber que foi enrolada.

Mostre detalhes dos produtos, abuse dos arabescos e das cores da moda, amplie a imagem para mostrar até mesmo aquilo que tem alto ou baixo relevo, revele tudo de perto. Se tiver uma grife importante no seu mix, explore ao máximo. As pessoas valorizam marcas, isso é geral, serve para homens e mulheres. Mas, invista da forma certa, com parcerias sólidas. Com um bom fornecedor, você mantém sua linha de produtos por muito tempo e fideliza o consumidor. Fuja daquele distribuidor que não têm um histórico confiável, pois ele poderá prejudicar o seu negócio. Se você conseguir uma exclusividade, será perfeito. Vale a pena investir nisso!

Uma ideia interessante e moderna é criar a venda de “combos”. Um produto que custava R$ 200,00 até ontem, hoje custa apenas R$ 150,00 e você ainda leva algo de brinde para enfeitar a sua casa ou cuidar da sua beleza. Esta é uma das melhores estratégias para atingir o público feminino. Afinal, quem não gosta de pagar menos e ainda ganhar um presente?

Proponha vendas casadas, com garantia de entrega dentro do prazo e facilidade de pagamento. Se o seu produto é algo que facilite o cotidiano das mulheres, você está feito. Mostre essas vantagens e faça com que ela se apaixone pela praticidade do produto. Se ela puder despender menos tempo em suas tarefas domésticas e aproveitar melhor a vida em passeios e diversão, pronto, é a estratégia perfeita e você vai ganhar a cliente. Se puder pagar em diversas vezes no cartão, ela compra. E não se esqueça, se você está oferecendo praticidade e beleza à sua consumidora, então faça isso também com o seu site.

Torne o ato de comprar, um momento de prazer. Ofereça a ela a oportunidade de fechar a aquisição a qualquer momento, evitando que se canse de tanto navegar de página em página. Aposte no segmento “mulheres”. Elas valem muito e são cada vez mais as donas do dinheiro.

Artigo publicado no Jornal Empresas & Negócios, em 29/fevereiro/2012.

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