Rosangela Demetrio


Tablets invadem as salas de aula

Enfim a tecnologia se consolida dentro das escolas

Uma das mais recentes novidades na área da Educação, que certamente motivará os estudantes da rede pública a estudar mais, é a declaração do ministro Fernando Haddad de que para 2012 o governo brasileiro fará um investimento de cerca de R$ 70 milhões em produção de conteúdos digitais educacionais e distribuirá tablets para os estudantes de todo o país. A intenção é facilitar o acesso à tecnologia, principalmente aos e-books disponíveis gratuitamente pela internet, e seguir a tendência mundial de substituir o livro impresso pelo tablet. Os e-books digitais geralmente são construídos com links que permitem a interatividade do estudante com o conteúdo dinâmico e diversificado.

O Portal Mashable, especializado em tecnologia digital, definiu os seis principais motivos para usar tablets na sala de aula. Confira:

1-) Nos tablets fica fácil mostrar textos e apresentações, pois ele funciona numa plataforma que oferece ferramentas capazes de unir com facilidade num e-book interativo: som, vídeos e imagens;

2-) Os alunos já estão prontos para a tecnologia. Ainda que os tablets sejam um fenômeno recente, muitos estudantes já usam tecnologias como smartphones há muito tempo, e já estão acostumados com a tecnologia touch screen.

3-) O gadget cabe na vida dos alunos. O tablet é fino e leve, o que facilita muito o transporte de casa para a aula. Além disso, a bateria não acaba rapidamente, evitando ter de transportar o carregador. Esqueceu o que o professor disse na aula? É possível escutar todo o áudio e pegar as melhores anotações mais calmamente em casa.

4-) Desenvolvimento de softwares. Muitos softwares estão sendo desenvolvidos especialmente para tablets, compatíveis com as aulas, pois permitem acesso a conteúdos online, entre outros.

5-) Tablets integram tendências. Os estudantes buscam aprender as informações com novas experiências, e os tablets se alinham a esse desejo devido à portabilidade e conectividade que eles proporcionam. Os estudantes podem, então, trabalhar em qualquer lugar do campus ou da escola e têm a certeza de que o trabalho está salvo na central e acessível em qualquer aparelho.

6-) O gadget se torna a cada dia mais disponível. Um dos principais motivos da demora do tablet para entrar no campo da educação foi que não era acessível a toda população. Entretanto esse cenário começa a ser modificado especialmente pela diminuição do preço de custo e do surgimento de outros modelos e marcas.

Considerando todas essas vantagens, além da disponibilidade de milhares de apps, educativos ou não, que tornam as aulas e os estudos mais dinâmicos, fica claro que o ingresso do tablet nas escolas será um grande avanço à educação brasileira e um caminho sem retorno.

Artigo publicado no jornal Empresas & Negócios, em 02/novembro/2012.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: