Rosangela Demetrio


Portugueses ‘redescobrem’ o Brasil, 500 anos depois

As oportunidades no mercado brasileiro atraem estrangeiros em busca de trabalho e qualidade de vida

Empresas nacionais têm notado um aumento no recebimento de currículos de profissionais das mais diversas áreas, vindos de fora do país. Muitos deles portugueses em busca de novas oportunidades, ou mesmo brasileiros que outrora viajaram para o exterior em busca de um emprego, e que, hoje, veem o Brasil como uma das melhores opções do momento para fazer carreira e ganhar dinheiro.

As atividades que estão com o campo de trabalho aberto para “estrangeiros” são as mais diversas. O segmento esportivo nunca esteve tão bem como agora, provavelmente pela perspectiva positiva trazida pelos grandes eventos do esporte – Copa do Mundo de Futebol (2014) e Jogos Olímpicos (2016) –, que estão por vir. Porém, as oportunidades vão desde uma consultoria em golfe até a indústria de produtos voltados para o mundo dos esportes, toda indústria que envolve o turismo, construção civil (farta em posições de trabalho e cada vez mais moderna, com tecnologia de ponta), entretenimento, transporte público, hotelaria e tantos outros segmentos.

Grandes investidores estão olhando para o Brasil como destino de investimentos. Isso pode abrir oportunidades que no momento não estão sendo oferecidas em grande parte da Europa. Desde que a Europa entrou em crise econômica, não são pouco os europeus, principalmente os portugueses, que vem em busca de trabalho no Brasil. Portugal foi um dos países europeus mais afetados pela recessão na Europa, e precisou recorrer neste ano a um pacote de medidas econômicas para conseguir enfrentar os riscos do próximo ano. Essas medidas geraram altos índices de desemprego, aumento de impostos e corte de benefícios, estimulando a população a sair do país. O idioma facilita bastante a tomada de decisão em deixar seu país de primeiro mundo e vir para a América do Sul. Entretanto, olhando pelo lado negativo da decisão, há de se ressaltar que, só sendo brasileiro e vivendo aqui para conhecer os verdadeiros problemas da nossa sociedade, a violência que esse pessoal poderá enfrentar aqui, a falta de recursos da saúde pública fora dos grandes centros urbanos, o custo elevado do combustível que encarece tudo, enfim… Será que vale a pena?

Pelo jeito, parece que vale. O Brasil hoje oferece estabilidade, expectativa de crescimento na carreira, projeção salarial visando uma melhor qualidade de vida, sem falar na alegria de se viver no Brasil, nas vantagens do clima equatorial, fartura em alimentos frescos, água em abundância e tantos outros atrativos naturais deste país.

Artigo publicado no jornal Empresas & Negócios, em 21 de dezembro de 2011.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: