Rosangela Demetrio


Facebook – de pessoal a profissional

Mudanças no Facebook fazem dessa rede social uma ótima forma de promover seu trabalho

Li recentemente no site Allbusiness.com que a maior mudança nos últimos tempos é que os donos do perfil pessoal do Facebook podem agora partilhar as atualizações de status e outras informações, publicamente, com membros que optarem por se inscrever para essas atualizações. Essa opção permite que as pessoas compartilhem algumas informações com um vasto número de usuários sem a necessidade de incluí-los como amigos.

Essa abordagem é ideal para figuras públicas, escritores, artistas, celebridades e empresários independentes, que preferem um único perfil que inclua ao mesmo tempo sua página pessoal e também administre seus contatos com fãs.

Desta forma, é importante prestar muita atenção às configurações de sua página no Facebook. Detalhes podem fazer toda a diferença no quesito “aparecer para as pessoas certas” e “como aparecer para elas”.

Um dos principais pontos-chave na hora de fazer as melhores opções é a definição do layout do novo perfil do Facebook. O design do novo perfil pessoal, apelidado de Timeline, está inspirando muitos designers. A “imagem da capa” grande pode ser uma ferramenta de branding para sua empresa.

Seguidores, amigos ou fãs? Esqueça o limite de cinco mil fãs. Agora, as páginas de fãs não têm mais esse limite. O próprio fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, recentemente acrescentou mais de seis milhões de assinantes a seu perfil.

As listas e o compartilhamento de conteúdo também são importantes opções. Seu perfil pessoal do Facebook agora permite uma flexibilidade muito maior quanto ao compartilhamento de conteúdo. Você pode destacar uma pessoa, uma lista de pessoas ou o público em geral, com opções de compartilhamento.

Publicidade ainda é uma das principais vantagens do Facebook, podendo ser crucial para todos os usuários, mas coisas como histórias patrocinadas provaram ser muito eficazes em páginas de fãs. Se os comerciantes forem capazes de usar essa função para chegar aos amigos dos assinantes, o perfil pessoal seria uma poderosa ferramenta de negócios, de fato.

Em contrapartida, alguns usuários do Facebook com perfis mais conservadores ainda gostam da ideia de separar seus negócios da vida pessoal, e eles podem optar por uma página dedicada somente aos fãs. O importante é aproveitar o Facebook como uma valiosa ferramenta de marketing. Quanto a isso, não existe a menor dúvida.

 

Artigo publicado no jornal Empresas & Negócios, em 12 de outubro de 2011.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: