Rosangela Demetrio


A Economia Verde no Brasil

1º Fórum Internacional de Economia Verde, o momento de debater o setor de agronegócios brasileiro, que representa cerca de um terço do PIB nacional e é o alicerce do atual crescimento brasileiro

Entre os dias 10 e 12 de agosto, acontece na cidade paulista de Barretos, o 1º Fórum Internacional de Economia Verde – FIEV, evento que reúne especialistas nacionais e internacionais, empresários, economistas, políticos e ambientalistas em torno de um propósito comum: discutir e debater a sustentabilidade do agronegócio brasileiro. Será como uma feira de negócios, mas desta vez, negócios verdes, com oferta de linhas de crédito para implementação de projetos que incluam sustentabilidade.

Os motivos que levaram à escolha de Barretos para sediar o evento são óbvios: a cidade é um dos maiores pólos do agronegócio no País.

Para os participantes que desejarem aprofundar os temas debatidos no Fórum, terem mais informações de algum fornecedor presente ou iniciarem negociações com algum parceiro em potencial, o FIEV oferecerá um Espaço de Negócios, com ambientes que propiciarão desde reuniões a descontraídos momentos de networking. Um dos objetivos desse espaço é acolher e dar estrutura física para a realização de negócios entre empresas que já trabalham com sustentabilidade, além de oferecer também condições para que empresários que desejam começar do zero, tenham acesso a essas informações.

No Brasil, não são raras as empresas que já adotam práticas sustentáveis em seus processos. Mas, e quanto à sustentabilidade no agronegócio brasileiro? Será que já existem no Brasil produtores rurais com práticas sustentáveis de agropecuária?

O evento vem justamente para responder a essas e outras questões, pois apresentará conceitos e exemplos práticos do que tem sido feito e pode ser reproduzido. Para uma apresentação mais clara, a programação do Fórum está divida sob quatro pilares – social, econômico, cultural e ambiental – estimulando inclusive a divulgação das boas práticas agropecuárias que levem em conta a sustentabilidade.

A questão ambiental será enfocada no debate sobre produção de etanol, entre outras palestras. Haverá alguns cases de modelos de negócios sustentáveis que abordarão o aspecto social, como os cases de Paragominas (PA) e Lucas do Rio Verde (MT), onde a aliança estratégica entre administração pública, iniciativa privada e o terceiro setor mostra que é possível produzir mais, com inclusão e qualidade, possibilitando a abertura de novos mercados. Para tornar a abordagem do Fórum efetivamente completa no setor cultural, especialistas debaterão os desafios da educação ambiental no Brasil. Para participar do 1º FIEV, os interessados devem realizar a inscrição em www.independentes.com.br/fiev.

Artigo publicado no Jornal Empresas & Negócios em 10/08/2011.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: