Rosangela Demetrio


O que o Facebook pode fazer por sua empresa

A pergunta é: Como utilizar o Facebook para melhorar o atendimento da empresa e fazer mais contatos diretamente com meu público-alvo?

Uma rede social como o Facebook, se utilizada com foco nos negócios, pode ajudar bastante no desenvolvimento de uma empresa, principalmente se ela for de pequeno porte.

Atualmente, o poder de uma rede social é incomensurável. Ela conecta a sua empresa diretamente aos seguidores daquela rede social. Cada um dos usuários ligados à rede tem amigos, e estes amigos também têm amigos. Esse poder é uma ferramenta abrangente, se utilizado como estratégia. A partir do momento em que o empresário descobre esse poder, ele pode, por exemplo, formatar um atendimento internacional via Facebook. Ou, a empresa pode fazer publicidade na rede social e ganhar um público segmentado. O empresário precisa voltar seu foco para descobrir como integrar o Facebook, como uma das ferramentas de seu planejamento de marketing. Muitos já descobriram isso e estão fazendo sucesso.

Uma das abordagens que pode ser adotada pela empresa é a de atinjir a determinados grupos do Facebook. Esta é uma maneira de filtrar seu público. Ao compartilhar algo com um amigo na rede, você estará compartilhando também com todos os amigos dele. Seu assunto pode interessar para alguns, mas pode ser considerado desagradável para outros. Para isso, foram criados os Grupos do Facebook, para contribuir para uma segmentação das abordagens.

Um usuário leigo pode imaginar grupos apenas com os temas: colegas da faculdade, grupo do trabalho, família ou colegas da academia. Porém, profissionais com visão estratégica de negócios, deverão imaginar e criar grupos voltados para segmentos específicos, como: grupo de simpatizantes dos esportes, grupo dos cinéfilos, grupo dos baladeiros, profissionais da área da saúde, entre tantos outros grupos. Ou grupos ainda mais filtrados, como: grupo dos baladeiros da Vila Olímpia, por exemplo.

Como investir nesses grupos? Bem… Se você for um fabricante de máscaras descartáveis, por exemplo, poderá enviar mensagens publicitárias para o grupo dos profissionais da área da saúde. Com isso, você estará fazendo um marketing muito mais assertivo e direto, pois todos daquele grupo, de uma forma ou de outra, estarão interessados no seu produto.

Veja como você criar um grupo:

  • Vá para a página de grupos no Facebook e clique em criar um grupo;
  • Dê um nome ao seu grupo e defina os membros;
  • Selecione as configurações de privacidade.

Você provavelmente vai querer manter os assuntos do grupo restritos apenas aos membros autorizados, mas tenha em mente que qualquer um de seus amigos será capaz de ver quem está em um grupo.

Não é fácil formar um grupo segmentado, pois demanda tempo e dedicação. Entretanto, os resultados virão com certeza. Além dos exemplos de grupos que já citei, acho interessante também ter grupos de clientes, clientes em potencial, fornecedores e até colaboradores.

A ferramenta está à disposição e é gratuita, basta aprender a usá-la. Garanto que um ou dois de seus funcionários vão amar a ideia de investir tempo no Facebook.

Artigo publicado no Jornal Empresas & Negócios, em 25/05/11.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: