Rosangela Demetrio


Marcas Próprias

Um conceito moderno que ganha cada vez mais espaço no mercado

Há alguns anos, começaram a aparecer no mercado, produtos com a própria marca dos estabelecimentos que os vendiam. No início, foi algo que causou estranheza, mas que o consumidor aceitou quase sem resistência, pois aqueles produtos traziam um valor agregado muito importante, o preço mais atraente. Por exemplo, o preço do pacote de 5Kg de arroz que levava a marca do supermercado era tão bom quanto o outro mais famoso, porém o preço era aproximadamente 15% mais baixo. Esse fenômeno passou a criar mais produtos, gerar competição e exigir cuidados com qualidade, preço e design.

Marcas Próprias passou a ser, em pouco tempo, um negócio que requer processos especiais desde o seu desenvolvimento, passando pela produção e distribuição. A gestão da marca deve procurar entender os desejos e o comportamento do consumidor, oferecendo variedade, qualidade e preço.

Contando com a boa aceitação inicial do consumidor, o negócio de Marcas Próprias tornou-se uma tendência, que começou a surgir com mais força e maior abrangência. Atualmente, segundo o Núcleo de Estudos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em 2010, foram criados 50.627 produtos com marcas próprias, 19,2% de tudo que foi lançado no mundo. No Brasil, a expansão desse tipo de produto acontece, em sua maioria, nas grandes redes, como Makro, Carrefour, Pão de Açúcar, Walmart, Farmais, Dia%, Avon, entre outras. O investimento em Marcas Próprias passou a ser considerado uma estratégia de vendas muito importante, capaz de garantir vantagem competitiva para os produtos no mercado. A confiança que o consumidor tem na marca determina se o produto vai vender ou não.

Hoje, os principais segmentos que investem em Marcas Próprias são: cosméticos, higiene pessoal e alimentos. No exterior, as feiras do setor de Marcas Próprias ocorrem anualmente em Chicago, nos Estados Unidos, e em Amsterdam, na Holanda. O objetivo é discutir os interesses e a expansão desse mercado.

No Brasil, uma oportunidade de conhecer produtos com Marca Própria é participar da feira ABAD (Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brazil International), que este ano acontece entre os dias 8 e 11 de agosto, em Recife. Uma das expositoras do evento que está inserida no negócio de Marcas Próprias é a LAGROTTA AZZURRA, expert no assunto. A empresa apresentará aos atacadistas e distribuidores, nacionais e internacionais, toda a sua farta linha de descartáveis, EPIs e Uniformes Profissionais constantemente renovada e ampliada de acordo com as tendências do mercado. É um exemplo de empresa que, além de oferecer ao mercado produtos com a marca LAGROTTA AZZURRA, oferece produtos com a Marca Própria do cliente, participando ativamente de todo o processo de desenvolvimento desses produtos, no controle de qualidade, na criação das embalagens, tudo com a assinatura do cliente (Fonte: www.lagrotta.com.br).

Artigo publicado no Jornal Empresas & Negócios, em 3 de agosto de 2011.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: