Rosangela Demetrio


Estratégias para um Atendimento ao Cliente nota 10

Você pode ter todos os produtos que seus clientes poderiam desejar, mas se você não tratá-los bem, seu negócio não durará muito tempo 

Numerosos estudos têm mostrado que é mais caro conquistar novos clientes do que manter os já existentes. Use essas estratégias para manter a sua clientela

– Fique em contato:

Deixe seus clientes saberem que você valoriza seu negócio, comunicando-se com eles. Use boletins, cartões postais, cartas individuais ou e-mails para enviar notícias sobre produtos, promoções especiais e eventos da loja. Uma boa ideia é enviar uma nota de agradecimento após uma grande compra, convidando o cliente a retornar com perguntas, comentários ou para discutir solicitações adicionais. Deixe claro que você pode resolver os problemas dele e atender as suas necessidades.

– Coloque o Atendimento na mira:

Um atendimento impecável necessita de treinamento da equipe, reforçando constantemente a mensagem de que o cliente vem em primeiro lugar. Comece com as pequenas coisas, como uma forma padrão de cumprimentar as pessoas ao telefone ou quando entram na loja.

– Inteligência coletiva da loja:

Uma das estratégias mais importante é a criação de um sistema para responder às solicitações dos clientes ou reclamações. Os funcionários precisam saber exatamente onde procurar respostas. Comece a anotar as dúvidas que surgem e crie uma espécie de catálogo. Isso facilitará a resposta dos funcionários novos.

– Capacite sua equipe:

Em alguns casos, você precisa capacitar as pessoas certas para tomar decisões, usar o bom senso e quebrar as regras.

– Conheça Seus Clientes:

Identifique seus melhores clientes e os que estão sumidos. Existem muitos aplicativos de software projetado esse fim. Ao conquistar novos clientes, você insere no software suas informações de contato e notas sobre a transação. Depois, você pode classificar os dados ou analisá-los para descobrir informações úteis. Ao identificar os melhores clientes, você pode recompensá-los com descontos especiais ou promoções.

Use as informações que você colheu para fazer do Atendimento ao Cliente, uma ciência. Ofereça-lhe uma experiência de qualidade e satisfação, e ele retornará à sua loja.

Este artigo contém informações baseadas no conteúdo do site Allbusiness.com e publicado no Jornal Empresas & Negócios, em 09/fev/2011.

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