Rosangela Demetrio


Como escolher o melhor software de gerenciamento de dados

Se você está pensando em investir em um software de CRM (Customer Relationship Management), poderá deparar-se com uma grande variedade de opções existentes no mercado

Para ajudar na sua escolha, antes de tudo procure determinar para onde estão voltadas as ações e tarefas relacionadas ao cliente e o que pode ser feito para facilitar esse relacionamento. O alto volume de contatos de clientes exige respostas rápidas e precisas. Existem opções no mercado que podem atender plenamente às necessidades de sua equipe de vendas e dos demais departamentos da empresa. Porém, opções customizadas podem significar economia, pois poderão concentrar informações que você realmente precisa, de forma enxuta.

Se a sua ênfase está na capacitação do seu departamento de atendimento ao cliente, duas boas opções são o Zoho e Netsuite. Ambos são baseados na Web, o que torna relativamente fácil a integração com seu website. Zoho oferece uma versão básica, o que é ótimo para uma empresa em fase de crescimento. Netsuite tem como pontos fortes a integração com mídias sociais que irá ajudá-lo a acompanhar e influenciar o que as pessoas estão dizendo sobre o seu negócio em plataformas como o Facebook e o Twitter. Ambos os pacotes geram relatórios, informações do cliente, controlam e coordenam os esforços de vendas. No entanto, se você tiver grandes necessidades de envio de e-mail marketing, com disparos frequentes, pense na possibilidade de contratar um serviço terceirizado para esses envios.

Os principais fornecedores de softwares de CRM são Oracle, SAP e Microsoft. Se você já investiu em produtos de uma dessas empresas, a adição de um sistema correspondente ao CRM pode reduzir consideravelmente os custos de importação de dados. Por exemplo, o Microsoft Dynamics CRM funciona muito bem com o Microsoft Outlook, Excel e Access. Vendedores experientes e técnicos de serviço ao cliente também podem estar familiarizados com Goldmine, um dos primeiros na automação da força de vendas e pacotes de gestão de clientes.

Os fornecedores tradicionais agregam sua vasta experiência no ramo, mas podem não satisfazer nos quesitos rapidez na integração às redes sociais e novas tecnologias. Testes gratuitos estão disponíveis para a maioria dos produtos de CRM. Uma consideração final é o nível de suporte que acompanha o produto. O atendimento personalizado e até mesmo os manuais podem ter custos ocultos, assim como a integração do sistema de CRM com o site da sua empresa. Certifique-se de perguntar sobre esses assuntos antes de comprar.

Quando houver dúvida, faça um levantamento das necessidades de toda a sua equipe, incluindo o pessoal de vendas, atendimento ao cliente, marketing e equipes de desenvolvimento de produto. Isso ajudará você a escolher o sistema de CRM compatível com as expectativas da sua empresa.

Este artigo tem informações baseadas em texto de Rose Fox e Josh Jasper, publicado no site Allbusiness e publicado no Jornal Empresas & Negócios, em 6/abr/2011.

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