Rosangela Demetrio


Use seus clientes para conduzir seu negócio

O boca-a-boca é provavelmente o melhor marketing que existe

Um cliente indicado já percorreu meio caminho para confiar na sua empresa, afinal, ele já vem com boas referências suas e a tendência é que ele mantenha a opinião recebida de quem o indicou, desde que esteja satisfeito. Esse marketing boca-a-boca não significa apenas a fala propriamente dita. Ele inclui também os contatos feitos pelas redes sociais, atuando como um atalho entre o seu negócio e os clientes em potencial.

Atualmente, e-mails, sites e redes como Facebook e Twitter executam muito bem essa ferramenta de marketing. Como são redes de relacionamento, formam uma corrente que pode falar bem, ou falar mal de algum produto ou serviço, e essa impressão se espalha com facilidade e rapidez. Funciona muito bem também para as lojas virtuais. A divulgação do site da loja pode ser até mesmo mais abrangente, pois bastará um click do internauta para entrar no ambiente virtual da loja e talvez comprar.

Além disso, existem as propagandas pela internet, que também correm soltas, podendo chegar quase que instantaneamente a clientes em potencial do outro lado do mundo. Alguns anunciantes recorrem a celebridades para isso, devido à credibilidade delas junto ao público. O ideal para essa divulgação positiva é encontrar clientes que já gostem do seu produto e estejam entusiasmados com o seu negócio. Fica mais convincente e o boca-a-boca mais eficaz. Você pode conduzi-lo a falar do seu produto. Pense na possibilidade de um blogueiro, que tem seus seguidores – pessoas que se interessam e confiam em sua opinião –, passar a dar dicas sobre o seu produto no blogue ou no Twitter. Alguns desses blogueiros têm milhares de seguidores para espalhar as notícias e opiniões, sempre que quiserem, da mesma forma que fazem os cabeleireiros, manicures, vendedores, atendentes, mas em outras proporções. 

Existem grandes marcas norte-americanas que procuram conversar com líderes estudantis em faculdades para construir sua reputação no mercado. A identificação dos melhores “divulgadores” deve estar no topo de sua lista de ações para disparar um boca-a-boca.

Em seguida, produza informações úteis para a comunidade que se quer atingir. É importante que seja algo novo, exclusivo ou essencial. Isso faz com que as pessoas se sintam particularmente inteligentes ou prestando um serviço público, quando compartilham novidades interessantes com os outros que não conhecem ainda. O seu trabalho como empresário é canalizar o material certo para as pessoas certas e, por fim, deixar o marketing boca-a-boca realizar a sua magia.

Artigo publicado no Jornal Empresas&Negócios, em 22/12/2010.

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