Rosangela Demetrio


O setor de franchising no Brasil

Entre os dias 4 e 6 de novembro, aconteceu a 4ª edição do Rio Franchising Business, com estimativa de fechar negócios em torno de R$ 50 milhões para as 180 marcas presentes no evento

Durante os três dias de evento, a Rio Franchising Business levou 18 mil visitantes ao Riocentro, público 20 % superior ao da última edição. Devido ao sucesso, a Fagga | GL events Brasil, organizadora da feira, deu início à preparação da próxima edição, que acontecerá de 6 a 8 de outubro de 2011. Uma das novidades deste ano foi a presença de participantes de outros estados, como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Maranhão.

Desde 2006, a empresa Fagga Eventos faz parte do grupo francês GL events, considerado um dos maiores grupos globais na área de organização de eventos e gestão de centros de exposição e convenção. Com escritórios no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Salvador, a Fagga Eventos foi criada no Brasil em 1964 e já realizou mais de 2.500 eventos no Brasil e 240 no exterior, incluindo congressos e feiras de negócios. A empresa atua também nos setores de construção civil, cultura, esporte, moda e beleza. Entre suas maiores feiras estão a Bienal do Livro do Rio de Janeiro, Première Brasil, Construir, Hair Beauty e Estétika.

Um negócio que atrai cada vez mais participantes no País, o setor de franquias não recuou diante da crise mundial e fechou o ano de 2009 com números surpreendentes:

– Faturamento de R$ 63 bilhões;

– Crescimento de 14,7% em relação ao ano anterior;

– Mais de 700 mil empregos diretos;

– Previsão de crescimento de 16% para 2010.

A Rio Franchising Business reuniu 180 marcas de todos os setores de franquias existentes no País. Pelos 6,5 mil m² de feira, espaço 35% superior ao do ano passado, circularam tanto interessados em abrir uma franquia como quem procurava informações para aprender a franquear seu próprio negócio. O setor movimenta aproximadamente R$ 65 bilhões ao ano e o Rio de Janeiro é o segundo maior mercado nacional. A área de educação correspondeu a 24% das marcas expositoras e, nesta edição, contou com a participação de 11 cursos de idiomas, alavancados pelos grandes eventos internacionais que acontecerão no Brasil. Os mercados de alimentação, moda, calçados e acessórios também tiveram forte presença no evento.

E para regulamentar e coordenar todo esse negócio promissor existe a Associação Brasileira de Franchising – ABF, que foi fundada há 20 anos e, atualmente, conta com mais de 600 associados. Com sede em São Paulo, e seccional no Rio de Janeiro, a ABF tem em seu quadro associativo franqueadores, franqueados, consultores, advogados e outros profissionais ligados à atividade do franchising. O objetivo principal da ABF é promover e intensificar a prática do bom franchising no País.

Artigo publicado no jornal Empresas & Negócios em 10 de novembro de 2010. Reproduções deverão citar fonte e autoria.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: