Rosangela Demetrio


Marketing para pequenos negócios

Segundo os resultados de uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, apresentados na última quinta-feira, 28, o marketing para negócios de pequeno e médio portes tende a crescer em 2011

Quando temos um pequeno empreendimento, devemos nos posicionar à frente de nosso negócio. Isso significa conhecer e utilizar todas as ferramentas que estiverem ao nosso alcance para atingir as metas. Aí é que entram as estratégias de marketing para pequenos negócios, que incluem parcerias com agências de propaganda e marketing, pessoal qualificado para a utilização das novas tecnologias, como redes sociais, loja virtual, comunicação por e-mail marketing, pesquisas online, etc.

Refletindo a importância crescente das novas tecnologias, os maiores aumentos no orçamento das pequenas empresas ficam por conta do envio de e-mail marketing, divulgação via web marketing e uso de mídias sociais.

Cada vez mais o pequeno empresário precisa adaptar-se às diferentes tecnologias para tornar sua utilização mais eficaz e criativa, principalmente em se tratando das redes sociais, como Facebook, LinkedIn, Orkut, Twiter, entre outras. É justamente este segmento do marketing que aponta um crescimento para 2011.

Mais de um terço dos empresários entrevistados já usa mídias sociais como parte de suas estratégias de marketing. O Facebook foi de longe o canal de mídia social mais popular (utilizada por 80% das pequenas e médias empresas), seguido pelo LinkedIn (37%) e Twitter (27%).

A pesquisa constatou que apenas 54% das empresas entrevistadas têm seus próprios sites, a maioria delas (80%) para fornecer “informações gerais”. Enquanto 45% usam o site no atendimento ao cliente, apenas 30% trabalha com e-commerce.

Deu-se grande importância para a contratação de um SEO (search engine optimization). No entanto, só 4% dos empresários planejam aumentar seus gastos na área. Ainda assim, os métodos online dominam as principais áreas que vão ver os maiores aumentos nas despesas de marketing no próximo ano: – Web marketing: 17% de aumento; – Mala direta: 15%; – E-mail marketing: 15%; – Marketing em mídias sociais: 13%; – Propaganda impressa: 10%; – Propaganda Online: 9% de aumento.

A maioria esmagadora dos entrevistados (86%) acredita que o boca-a-boca é importante para os negócios e a rede é o método mais popular, usado por 70% dos empresários. 34% deles afirmam utilizar mídias sócias para conversas com seus clientes, 21% promove o marketing de eventos e apenas 20% recorrem ao tão temido falar em público – palestras e workshops.

Se você possui seu pequeno negócio, precisa estar atento a levantamentos como esse. Tais números são indicadores úteis, permitindo-lhe ver quais os métodos e estratégias dos outros donos de empresas (talvez seus concorrentes) estão adotando. Esses resultados ressaltam a natureza adaptável dos empresários e sua disposição de abraçar novas ideias e estratégias.

Este artigo foi publicado no jornal Empresas & Negócios em 03 de novembro de 2010. Qualquer reprodução deverá citar fonte e autoria.

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