Rosangela Demetrio


Sete hábitos para o sucesso nas vendas

Quando um negócio é realizado por um profissional bem-sucedido, logo se nota. Ele tem um comportamento diferente, positivo, pré-destinado ao sucesso 

Esse marketing está baseado em alguns hábitos que esses vendedores adquirem durante suas carreiras.  Confira:

1. Eles têm uma enorme agenda de contatos. Vender é encontrar clientes que precisam ou desejam o que você tem para vender. Um vendedor de sucesso encontra seus clientes de forma assertiva, quando tem mais recursos para isso. Aqui, a experiência em vendas não importa muito, e sim uma agenda atualizada, contatos ativos, networking.

2. Eles leem rápido. Os clientes valorizam os vendedores que possuem conhecimentos e oferecem uma visão única. Para chegar a esses insights, o vendedor tem de estar atualizado em uma variedade de tópicos. Negócios e leitura não-profissional são essenciais, e a leitura precisa ser feita de forma rápida, dinâmica.

3. Eles utilizam as novas tecnologias. Como usar a informação adquirida para servir aos clientes? É necessário ter fácil acesso a esses dados, agilidade, rapidez. A tecnologia está aí para gerenciar tudo isso e criar uma base de dados importante para os negócios.

4. Eles são naturalmente curiosos. Quando vendedores bem-sucedidos falam com os clientes ou prospectam novos, eles usam diversas vezes a palavra “por quê”. Conhecer os clientes e seus hábitos é uma ferramenta valiosíssima para o sucesso nos negócios.

5. Eles amam o que fazem. Manter a paixão é o maior desafio no mundo dos negócios. Estar com vendedores bem-sucedidos é contagiante. O prazer em realizar boas vendas cria uma atmosfera envolvente, que gera um círculo vicioso e muito positivo, desencadeando auto-confiança para novas realizações. 

6. Eles fazem além do esperado. Bons vendedores podem sair do trivial e surpreender, proporcionar algo especial para seus clientes, fazendo apresentações criativas, utilizando novas perspectivas, novas parcerias para agregar valor aos serviços oferecidos, oferecendo algo extra.

7. Eles são muito criativos. Ser criativo significa vir com novas ideias para o negócio, aumentar as possibilidades de vendas, gerar impacto utilizando o novo.  Ouvir um “não” deve significar só um novo começo para quem se dedica a vender. Usando a criatividade, um profissional preparado encontra novas formas para chegar ao “sim” com novas perspectivas como desafio. Criatividade é a base de uma venda.

Este artigo foi baseado em palestra na Associação Internacional de Feiras e Exposições, proferida por Maura Schreier-Fleming, estrategista e consultora de vendas que foi uma das primeiras mulheres de destaque na indústria petroquímica norte-americana, onde atuou por 20 anos, realizando treinamentos e ensinando a vender mais.

Este artigo foi publicado no Jornal Empresas & Negócios, em 20/10/2010. Qualquer reprodução deverá citar fonte e autoria.

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