Rosangela Demetrio


Networking

Palavrinha mágica, networking tem significado mais do que uma rede de relacionamentos, mas uma forma de manter-se incluso num determinado grupo e participar principalmente dos eventos relacionados a ele

Assim como a maioria dos executivos e pessoas interessadas em permanecer em contato com amigos e parceiros comerciais, nosso país também tem seu networking e trabalha para manter-se em bom relacionamento com aqueles de seu grupo. Isso fica evidente quando empresas brasileiras convidam compradores estrangeiros para programas de negócios durante missões diplomáticas ou encontros.

A Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – auxilia nesse sentido, organizando encontros, agendando reuniões e compromissos. Um dos focos da instituição têm sido as corridas automobilísticas, principalmente a Fórmula Indy. Quando essas ocorrem, a Apex procura fazer a interligação das entidades ligadas aos eventos, como as equipes de Fórmula Indy ou IndyLights e a Indy Racing League, com possíveis patrocinadores e vice-versa.

As vantagens desse networking são: possibilidade de levar um comprador ou potencial comprador, convidado pela empresa, a assistir e participar de um evento de esporte norte-americano; contato direto com o comprador por um longo período; estreitamento da relação com o comprador; ambiente e programa propícios, especialmente criados para receber os convidados estrangeiros e potencializar a realização de negócios.

Porém, para receber o suporte da Apex, existem algumas normas que as empresas precisam observar: ser exportadora; estar presente nos mercados dos EUA, Canadá e Japão ou participar de feiras internacionais; possuir clientes na região ou estar no processo de prospecção desses mercados; disponibilizar, obrigatoriamente, informações sobre o volume de negócios previstos e, após o evento, o volume de negócios gerados que sejam resultado direto ou indireto da sua participação no Projeto Fórmula Indy.

O acompanhamento da Agência inclui até mesmo a reserva de hotéis e entrega de kits para as corridas, com camiseta, mochila e boné, traslados, jantares, enfim, a Apex dá suporte em tudo que for necessário para que os empresários não tenham outras preocupações, além de fazer bons negócios e incrementar seu networking.

Este artigo foi publicado no Jornal Empresas & Negócios em 8 de setembro de 2010. Qualquer reprodução deverá citar fonte e autoria.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: