Rosangela Demetrio


A logomarca da Copa do Mundo de 2014

A imagem foi apresentada oficialmente pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol e chefe do comitê organizador da Copa de 2014, Ricardo Teixeira e pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, em evento no último dia 8, em Joanesburgo 

A apresentação da logomarca da próxima Copa do Mundo está dando o que falar entre designers e profissionais de criação. O símbolo é composto por três mãos que formam a taça do Mundial e o ano da Copa, 2014. Um dos detalhes que mais chamou a atenção foi a inserção da cor vermelha, haja vista ela não ser uma das cores da nossa bandeira. Talvez as cores pudessem ter sido outras, o ano grafado em preto ao invés de vermelho, as mãos nas cores verde, amarelo e azul. É muito difícil conseguir uma unanimidade quando o assunto é criação. As críticas aconteceriam de qualquer forma. Neste caso, a logomarca foi escolhida por uma equipe de profissionais de diversas áreas, que incluiu Ricardo Teixeira, o secretário da Fifa Jerome Valcke, Oscar Niemayer, Paulo Coelho, Ivete Sangalo, Gisele Bündchen e Hans Donner. Além da imagem escolhida, outras seis fizeram parte da votação.

Tentando fazer uma breve interpretação das três cores escolhidas para compor a logomarca da Copa de 2014, fizemos uma pesquisa, que nos trouxe algumas revelações interessantes. O vermelho, no estudo das cores, simboliza poder, vitalidade e ambição. Inspira a confiança em si mesmo, a coragem e denota uma forma otimista de encarar a vida. Embora seja uma cor que possa expressar a raiva, o vermelho representa amor, paixão e atração, palavras que podem ser relacionadas, em nosso momento histórico atual, com amor pelas tradições brasileiras, paixão pelo nosso País e pelo futebol e a atração de investimentos, que certamente nos proporcionarão a vitalidade e o poder.

A cor amarela aparece na logo na mão que vem por baixo, dando apoio às demais. Essa é uma cor otimista, moderna e alegre, intensa e inocente que propaga o calor do sol, da luz, do ouro. A cor verde, por sua vez, nos remete a um sentimento de conforto, paz, tranquilidade e equilíbrio. No mesmo contexto, poderíamos dizer que a mão amarela representa a esperança na juventude brasileira que, com calor humano e otimismo, apoia as mãos verdes, que simbolizam as ações de preservação ambiental, responsáveis por nos conectar à natureza e ao futuro.

Se essa interpretação tiver sua verdade, podemos dizer que com amor à Pátria, confiança, equilíbrio, união de forças e otimismo alcançaremos o sucesso, tanto na Copa, quanto na História.

A logomarca escolhida será exibida em diversas ocasiões pelo mundo, até a Copa de 2014. Todas as seleções participantes poderão ter a logo estampada em suas camisas. Além disso, inúmeras campanhas publicitárias serão realizadas com a imagem. Será uma marca presente em nossas vidas pelos próximos quatro anos.

Artigo escrito por Rosangela Demetrio, publicado no Jornal Empresas & Negócios, em 14/julho/2010. Qualquer reprodução deverá citar fonte e autoria.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: