Rosangela Demetrio


Quem é Rei nunca perde a majestade
30/05/2010, 16:52
Filed under: Decoração, Matérias | Tags: , ,

O desafio de uma empresa que conquistou liderança e solidez num mercado cada vez mais competitivo é oferecer qualidade ao menor preço possível

O Rei do Armarinho é um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais da região da Rua 25 de Março, na capital de São Paulo. Distribuidora de produtos nacionais e importados, a empresa possui um mix com mais de 20 mil itens. São diversas linhas de artigos para armarinho, lazer e artesanato, como agulhas, barbantes, lãs, linhas, alicates, telas, pincéis, tintas, fitas decorativas nacionais e importadas, coleções para cama, mesa e banho, artigos para decoração de Natal, como árvores, bolas, enfeites para outras festas e artigos de época. É muito difícil um consumidor entrar no Rei do Armarinho e não encontrar o que procura, nesses segmentos.

Mas, no início, não era assim. Quando o imigrante sírio Afif Sarruf adquiriu a loja, ainda pequena, fundada em 1926 por seu tio, ele não imaginava que seu negócio se transformaria num importante pólo de abastecimento para uma gama imensa de setores do mercado nacional. Hoje, a empresa é composta pelo Centro de Distribuição, a Loja na região da Rua 25 de Março, além de contar com as vendas efetuadas pela loja virtual, que tem tido bastante aceitação do consumidor, devido à praticidade em se realizar as compras.

Toda essa pujança é fruto de muita dedicação ao trabalho e persistência, valores que foram passados de pai para filho, nas gerações da família Sarruf.  Pierre Sarruf, neto do Sr. Afif, começou a se interessar pelos negócios da família desde cedo. Hoje, é diretor comercial e fala sobre o mercado com a propriedade que toda a experiência de sua família lhe confere. “Três fatores são de extrema importância para se obter sucesso nos negócios: qualidade, preço justo e atendimento impecável. Não há truques. Nossa vantagem é que temos um contato direto com o consumidor, quando ele vem à loja. Nessa ocasião, aproveitamos para fazer um trabalho de pesquisa, procurando identificar o que ele deseja, além do que está comprando. Com base nesses dados valiosos, planejamos a próxima compra. Assim, quando vamos às feiras internacionais na Alemanha e na China, já temos em mente o que o nosso consumidor deseja”, explica o empresário.

Outro alerta de Pierre é não se precipitar fazendo grandes compras sem antes testar o gosto do consumidor.  “Primeiro, trazemos uma amostragem dos produtos novos e fazemos a apresentação ao público. Se a aceitação for positiva, ampliamos a compra e distribuímos a mercadoria, já com uma boa expectativa de venda. Esse teste também ajuda aos nossos compradores varejistas, que são nossos aliados em cada conquista.”  

Pierre Sarruf: "Nosso intuito é oferecer produtos de qualidade, com um excelente custo-benefício para o consumidor"

Um mercado em franca ascensão

Na opinião de Pierre Sarruf, o Brasil é um país que ainda consome muito pouco em decoração de Natal e de festas sazonais. “O mercado tem um campo enorme para crescer. Muitos empresários estão percebendo que a decoração agrega valor e mexe com a emoção das pessoas. O cliente, por sua vez, percebe a preocupação do lojista em tornar o ambiente agradável, e isso passa a ser uma ferramenta importante de fidelização”, considera o empresário.

Segundo o empresário, do total de suas vendas, aproximadamente 15% são referentes a artigos voltados à decoração corporativa. E para impulsionar ainda mais esse segmento, a empresa está ampliando seu mix com produtos novos, importados, que oferecem um custo baixo e ótima qualidade. Trata-se das novas coleções de borboletas gliterizadas, árvores de Natal vistosas e bolas diferenciadas, que serão os lançamentos do Rei do Armarinho na 15a Toys, Parties & Christmas Fair. Os negócios realizados durante o evento representam aproximadamente 15% do total de vendas do ano todo. “A TPCF é uma grande oportunidade para apresentarmos nosso mix aos lojistas, varejistas e decoradores do Brasil todo. Além disso, o evento nos proporciona fazer contatos e ampliar parcerias, no sentido de nos manter presentes em todo o País. E a feira é a melhor vitrine para isso”, afirma o empresário, que completa: “Por conta da ampliação no mix com os novos produtos, nossa expectativa é atingir, em 2010, um crescimento de 20% a 25% nas vendas, índice bem maior do que o obtido em 2009, quando crescemos 18% com relação ao ano anterior”.

Matéria escrita por Rosângela Demetrio e publicada na revista Christmas News 30. Qualquer reprodução só poderá ser feita mediante autorização por escrito.

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