Rosangela Demetrio


Mercado de Festas Sazonais comemora crescimento investindo

Atualmente, é difícil falar em Festas Sazonais citando somente as datas mais tradicionais. Esse conceito está mudando?

Os melhores motivos para festejar podem variar de acordo com diversos fatores, como a moda, a cultura ou a religião. O importante é que temos sempre um bom motivo para celebrar. E essa alegria contagia também as empresas que se dedicam a transformar essas comemorações em momentos inesquecíveis, seja pelas fantasias que fornecem, pelo espetáculo dos fogos de artifícios e lançadores de confetes ou pelos projetos de iluminação.

E o que essas empresas têm em comum? Crescem a cada dia. Uma delas é a Mundo Bizarro, uma das cinco maiores distribuidoras no segmento de velas de aniversário e lançadores de confetes, que comprova esse entusiasmo do mercado, ao registrar um crescimento anual em torno de 20% a 25%. “Começamos em 2002, numa sala de 90m2, oferecendo inicialmente dois produtos – Florivela e Arcovela. Hoje, temos um mix com mais de 40 produtos, um galpão com 900 m2 na cidade de São José (SC) e mais de 2000 clientes espalhados pelo Brasil – lojas de festas, papelarias, supermercados, atacadistas, organizadoras de eventos e bufets. Além de atendermos a todo o mercado interno, já exportamos para Espanha e Portugal e, no momento, estudamos futuras parcerias para ampliar exportações”, conta Ilan Reznik, diretor da Mundo Bizarro.

Buscando o que há de mais avançado no mercado internacional, a empresa procura trazer e oferecer aos clientes, produtos exclusivos e inovadores. Vale destacar a Florivela Musical, primeiro produto da Mundo Bizarro, que é uma vela com formato de flor e inúmeros efeitos diferenciados, como cascata de estrelas, pétalas da flores se abrindo e a canção de feliz aniversário. “Fomos os primeiros a lançar esse produto no Brasil, e ainda hoje é nosso carro-chefe”, afirma o diretor.

“Mesmo trabalhando com produtos que não são de primeira necessidade, conseguimos enfrentar a crise econômica do ano passado, atingindo nossas metas iniciais, o que comprova que o povo brasileiro gosta de celebrar, mesmo em épocas difíceis. Nosso pico de vendas fica por conta das festas de final de ano e do Carnaval, épocas nas quais aumenta a demanda por nossa linha de lançadores de confete, que vêm com selo do Inmetro de segurança de artigos para festas.”, completa Ilan.

Percebendo o sucesso da Florivela Musical e sabendo que o Brasil é o país do futebol, a Mundo Bizarro elaborou um produto exclusivo e patenteado pela empresa: a Bolavela. O produto tem o formato de uma taça de futebol, que revela uma bola em sua abertura. E as novidades não param por aí. A empresa tem projetos de lançar produtos inovadores na 15ª Toys, Parties & Christmas Fair que prometem renovar a maneira de se comemorar as festas no Brasil.

Fogos Júpiter vai lançar pelúcia nas próximas festas sazonais

Alguns países do hemisfério norte conservam a cultura dos shows pirotécnicos, pelo espetáculo propriamente dito. São os chamados Fireworks. Em dia de Fireworks, as pessoas dirigem-se às margens de um lago ou praia e ali assistem ao show. No Brasil, utilizamos a queima de fogos em sinal de comemoração. As datas mais comuns para esse tipo de cerimônia acontecem nos meses de junho e julho, nas festas juninas, e no fim do ano, durante as festas de Reveillon. Nessas ocasiões as lojas de fogos de artifício esvaziam os estoques, pois a demanda é sempre muito alta.

Uma das principais distribuidoras de fogos de artifício no Brasil é a Fogos Júpiter. Uma das líderes mundiais nesse segmento, a empresa, que nasceu na Argentina, foi fundada no Brasil em 1999, instalando-se no estado de Minas Gerais. Hoje, está sediada na cidade paulista de Santa Isabel, local em que mantém o escritório central e o depósito de onde saem os produtos distribuídos para todo o país, por meio de seus representantes. Além dos artigos de pirotecnia, a empresa também trabalha com vasta linha importada de enfeites natalinos e para festas. Sua clientela é formada em grande parte por atacadistas, varejistas e lojistas.

“Sentimos que o mercado de festas sazonais está crescendo gradativamente, porém de forma firme. Muito desse crescimento do mercado deve-se aos avanços tecnológicos, que foram bastante significativos no segmento pirotécnico, principalmente na parte de produção”, afirma Ruben Caneda, diretor comercial da Fogos Júpiter. “Aguardarmos com otimismo a oportunidade de expor nossos lançamentos na 15ª Toys, Parties & Christmas Fair, ocasião na qual faremos contatos com potenciais clientes, além de oferecermos as novidades que buscamos no exterior ao mercado brasileiro”, completa o diretor.

Um dos carros-chefes da empresa são as chamadas “tortas”, que são uma espécie de bateria de fogos de artifício, que já vêm montados de forma que o usuário precise apenas acender o pavio principal. Responsáveis por verdadeiros shows pirotécnicos, as “tortas” fazem muito sucesso em todas as comemorações, com maior demanda na época do Reveillon. Outra novidade que será lançada na feira é o lança-pelúcia. Trata-se de um lançador de confete que carrega também pequenos bichos de pelúcia em seu interior, que são lançados para fazer a festa dos participantes.

 Nem só de coelhos e ovos vive a Páscoa

A mais tradicional das festas sazonais, a Páscoa, também está anunciando evidências de mudanças em sua forma de representação. No mercado já podemos encontrar as mais diversas opções de enfeites e cores, incluindo até mesmo outros animaizinhos decorativos, além dos tradicionais coelhos e ovos. Essa é a aposta da Cromus Embalagens incrementar as vendas deste ano. Uma das inovações da empresa é o lançamento de tendências internacionais, apresentadas em seu catálogo de produtos: o Espaço Tendência. Desenvolvido com base em pesquisas no exterior, algumas das tendências apresentadas são:

 Cores

As cores para a Páscoa 2010, são o roxo, lilás, pink, rosa, laranja, verde e amarelo.  Essa tendência está presente em diversas feiras internacionais por meio de espaços conceito, design de catálogos, sites e comunicação visual dos mais diferentes e variados produtos. 

Galinha

Um novo personagem surgiu como tendência para 2010 – a galinha. Transformada num sofisticado item decorativo está inserida em decoração de ambientes, mesas, lojas e espaços conceito junto a ovos, coelhos e patos. A ave é representada em muitas cores em de peças de cerâmica, tecidos, móbiles, em resinas e pelúcias.

Patos, Sapos e Vaquinhas

Além dos tradicionais coelhinhos, a Páscoa está ganhando novos elementos e personagens para encantar principalmente as crianças, como patos, sapos e vacas decorativas, além das galinhas já citadas. Eles podem ser expostos junto a ovos coloridos na decoração ou até mesmo para presentear adultos e crianças.

Tecidos

De acordo com tendências internacionais os tecidos surgiram para estabelecer um novo conceito na hora de embalar, empregando leveza, sofisticação e personalizando o produto pela beleza de suas cores.

Matéria escrita por Rosângela Demetrio e publicada na revista Christmas News 30. Qualquer reprodução só poderá ser feita com autorização por escrito.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: