Rosangela Demetrio


Avenida Paulista: a estrela do Natal paulistano

Uma avenida, que na época do Natal concentra os maiores índices de investimentos em decoração corporativa do Estado, parece ter luz própria

Enfeitada em toda a sua extensão, a avenida considerada a vitrine da capital paulista, tornou-se um dos principais pólos de atração turística de Natal do País. “A decoração de Natal só traz vantagens para a Paulista e arredores. Ela atrai turistas de todas as partes, que aquecem o comércio local”, afirma Heitor Sertão, gerente da Avenida Paulista. As atrações e eventos comemorativos de final de ano envolvem diversos profissionais, gerando empregos diretos e indiretos. Além de reforçar todos os serviços do cotidiano, como limpeza, coleta de lixo e segurança, a Avenida recebe os especialistas que desenvolvem trabalhos típicos da época do Natal. São eles: decoradores, iluminadores, engenheiros civis, mecânicos e de robótica, designers, artistas, arquitetos, técnicos de som, enfim, um verdadeiro batalhão de pessoas engajadas e comprometidas, que cuidam dos mínimos detalhes para que tudo fique perfeito.

Em 2009, por meio das parcerias da Prefeitura do Município de São Paulo com a iniciativa privada e como parte do projeto Natal Iluminado, a Avenida Paulista ganhou muita luz e efeitos especiais para que sua decoração pudesse ser contemplada tanto de dia como à noite. O projeto que enfeitou a própria avenida, patrocinado pelo Itaú Unibanco, trouxe o clima do centro antigo para a moderna avenida, tomando os 38 postes do canteiro central com faixas, guirlandas, luminárias especiais e festões.

Diante da preocupação mundial com o aquecimento do planeta, o Papai Noel deu um bom exemplo. No Parque Trianon, a Casa do Papai Noel Sustentável foi construída com madeira certificada e lâmpadas LED, que oferecem maior economia. Aliás, é importante lembrar que uma das principais preocupações da administração pública paulistana com o projeto foi incluir o conceito de sustentabilidade.

Merece destaque a tradicional decoração de Natal da agência Trianon do Itaú Personnalité, que apresentou um coral adulto de 12 vozes, com espetáculos que incluíam shows de luzes e chuva de neve. Um Papai Noel animado eletronicamente tocava órgão e conduzia o evento. Um total de 28 pinheiros decorados circundaram o prédio e a árvore principal, decorada por bolas e notas musicais, tinha 5,8 metros. Havia também o trenó do Papai Noel; 65 franjas de luz com 9 km de microlâmpadas brancas; 25 laços vermelhos; 6.000 bolas decorativas; 3.000 notas musicais; 400 m de mangueira luminosa (flexlight) nos contornos das janelas, vitrines e porta da agência, além de 12 km de microlâmpadas verdes.

Itau Personnalite Natal 2009, foto de Marie Hippenmeyer

Outra decoração especial chamou a atenção para o novo espaço verde da Capital, a Praça Mario Covas, que fica na esquina da Avenida Paulista com a Rua Ministro Rocha Azevedo. As árvores da nova praça ganharam iluminação natalina. O prédio da FIESP e as agências dos bancos também apresentaram decoração diferenciada, principalmente o Bradesco Prime, um dos que mais recebeu visitação popular. O Shopping Center 3 inovou na decoração, destacando as cores azul e branco na fachada e na entrada principal. A decoração contou com adereços e luzes nessas cores, além de detalhes em dourado.

E para colaborar com o tema sustentabilidade, o Conjunto Nacional, que fica na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, apresentou uma inovadora decoração natalina elaborada com materiais recicláveis e reutilizáveis. Só na fachada, 24 arcos de oito metros de altura feitos com 32 mil garrafas pet revestiam o edifício.

Investimento com retorno garantido

Em 2009, a Prefeitura do Município de São Paulo investiu em decoração natalina, para a cidade toda, R$ 5,6 milhões, valor idêntico ao do ano anterior. Porém, houve mais sofisticação nos projetos. Foram instalados mais de 25 milhões de microlâmpadas, 3,5 mil refletores, 35 mil miniestrobos, 25 km de mangueiras iluminadas e 25 mil clusters de LED, que juntos somam mais de 120 km de vias decoradas para compor o Natal Iluminado 2009, que nessa edição teve como temática central o Natal da família paulistana. Segundo dados da SPTuris, a capital paulista recebe a cada ano 11 milhões de visitantes, motivados principalmente por negócios, pelos grandes eventos e pelas opções de lazer e entretenimento que a cidade oferece. A decoração corporativa de Natal é um dos fatores que impulsionam o comércio na cidade. Seduzidos pela diversidade de opções, os turistas aproveitam a visita para fazer compras. Na época que antecede o Natal, a programação natalina e os atrativos culturais e turísticos trazem mais de dois milhões de visitantes à cidade. Desse total, cerca de 20% vão às compras.

 Você sabia que a Avenida Paulista tem um gerente?

É verdade. Quem atualmente ocupa o cargo de gerente da Avenida Paulista é Heitor Sertão. Ele explicou que a Avenida está num espaço físico entre três subprefeituras (Sé, Vila Mariana e Pinheiros) e as competências com relação a ela ficavam divididas entre as três administrações. Para definir quem tomaria conta da Paulista e de seus arredores, chegou-se a um consenso de que pela importância dos eventos que acontecem nela e pelo fato de ser a “vitrine de São Paulo”, ela merecia atenção especial de uma equipe voltada exclusivamente para seus interesses. Assim, criou-se a Gerência da Avenida Paulista.

“Somente após a criação da Gerência da Avenida Paulista, é que se pode mensurar o grau de complexidade que sua administração exige”, afirma Heitor Sertão. “Eram aproximadamente 50 concessionárias atuando na Avenida (Eletropaulo, Sabesp, Comgás, TVs a cabo, Telefonia, etc) procurando resolver seus problemas de instalações isoladamente e fazendo, para isso, buracos e mais buracos. Sem falar nos pesados carros de transporte de valores, que para a própria segurança subiam nas calçadas, causando rachaduras e afundamentos no piso”, explica o gerente. “Hoje, controlamos e cuidamos de tudo na Avenida, desde a importantíssima questão da acessibilidade, a reconstrução de todas as calçadas, instalação de guias e sinalização adequada, até a questão da segurança e a administração dos três eventos anuais: Reveillon na Paulista (Show da Virada), Parada GLBT e Corrida de São Silvestre”.

 A Joia – Uma história de paixão e emoção

A Joia, Natal 2009, foto divulgação

Existe em Votuporanga, cidade do interior paulista, uma loja chamada A Joia, que é um exemplo de como uma decoração natalina diferenciada, feita com carinho, pode transformar uma empresa familiar com mais de 50 anos de tradição, num ícone regional. Quando chega o Natal, A Jóia é ponto turístico na cidade. As atrações da loja trazem público de um raio de mais de 200 quilômetros. Segundo a proprietária, Elza Mara Pignatari Pinzan, a decoração natalina tem um cunho social muito grande. “É difícil transcrever em palavras a alegria que sentimos ao ver a emoção que a decoração de nossa loja provoca nas pessoas. É a nossa forma de estimular o amor ao próximo, devolvendo ao público uma parcela do que ele nos proporciona o ano todo”, afirma Elza Mara.

“Começamos com alguns fios com lâmpadas e um Papai Noel inflável, que foram suficientes para percebemos o sucesso que faziam. A partir de então, fomos buscando novidades e aperfeiçoamento. Nós queríamos que a loja tivesse uma decoração que tocasse o coração das pessoas, evocando o espírito de Natal. Nossa projeção comercial já era grande na região. Mas agora, além da tradição dos produtos e serviços que oferecemos, também somos reconhecidos pela decoração de Natal. Comercialmente falando, vemos isso como um grande benefício”, completa a empresária.

“Compramos todo o material em lojas especializadas e confeccionamos os enfeites por aqui. Só contratamos de fora a programação e a automação dos bonecos. O investimento total gira em torno de 50 mil reais por ano. Acho importante salientar que não há relação entre o custo da decoração e a expectativa de vendas no Natal. Nós teríamos que obter um faturamento muito maior no fim do ano para podermos suportar esses investimentos”, afirma Elza Mara.

Matéria escrita por Rosângela Demetrio e publicada na revista Christmas News 30. Qualquer reprodução só poderá ser feita mediante autorização por escrito.

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

[…] Para ler a notícia direto da fonte, clique aqui. […]

Pingback por Avenida Paulista: a estrela do Natal paulistano « Heitor Sertão




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: