Rosangela Demetrio


Um panorama do Retail’s Big Show 2010

O mercado varejista internacional está enxergando o Brasil como a oportunidade do momento

A cada início de ano, acontece, em Nova York, o Retail’s Big Show (NRF 2010), maior congresso de varejo do mundo. O evento reúne especialistas, varejistas e empresários que apresentam e discutem as tendências e inovações que invadem o setor varejista internacional, criando valor às lojas e às marcas. Nesta, que foi a 99ª edição do evento, o Brasil estava numa posição confortável em relação aos demais países. Segundo alguns representantes de empresas nacionais presentes ao encontro, empresários norte-americanos e de outros países vinham até a comissão brasileira propor parcerias, demonstrando interesse em vir para o mercado brasileiro.

Os americanos, por exemplo, ainda tentam equilibrar as contas diante dos reflexos da crise econômica do início de 2009. Estagnados, não têm previsão para abertura de novos shopping centers este ano, enquanto que o Brasil já estima inaugurar pelo menos mais 40 unidades até o final de 2010, o que representa um aumento de 10% com relação aos já existentes: 400 shoppings.

Uma das tendências percebidas no congresso diz respeito à mudança do foco do varejo, que deixa de ser o custo do produto e passa a ser o valor do cliente. E a preocupação para com o atendimento não é mais saber “o quê” fazer, mas “como” fazer. Todas as estratégias de atendimento devem ser utilizadas no sentido de que o cliente sinta-se bem enquanto estiver na loja. Boas recordações daquele momento devem estar em sua memória para que ele se lembre disso na próxima vez que precisar daquele produto e volte à loja que o tratou bem. Essa emoção fica registrada na memória do consumidor como uma boa experiência de compra.

Outros temas ressaltados no evento envolvem questões, como sustentabilidade, que deixa de ser apenas um cuidado com a natureza e passa a fazer parte da gestão; inovação para o crescimento; estratégia multicanal, diversificando as formas de compra (internet, SMS e até pelo GPS); comunicação interativa no ponto de venda; experiência como geração de valor; participação nas redes sociais (essenciais para multiplicação de clientes e fidelização); o novo paradigma do luxo (tratamento diferenciado ao cliente).

Como as tendências e inovações apresentadas na NRF 2010 foram muitas e importantes para o varejo, pretendemos escrever uma série de artigos apresentando e explicando as mais relevantes. Confira nos próximos artigos.

Artigo escrito por Rosangela Demetrio e publicado no jornal Empresas&Negócios em 24/fev/2010, caderno Economia, página 5. Qualquer reprodução deverá citar a fonte e a autora.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: