Rosangela Demetrio


Bom para o meio ambiente, bom para os negócios

A sustentabilidade passou a chamar a atenção de gestores de todos os segmentos do mercado

Muitos podem ainda conservar aquele ar lúdico ao pensar em políticas de sustentabilidade, como se isso fosse bom apenas para o planeta. Na verdade, sustentabilidade virou business. Hoje, pensar em ações que preservem o meio ambiente é muito mais do que um ato de apoio aos ambientalistas ou uma identificação com causas sociais nobres. Agir de forma sustentável tornou-se uma estratégia de marketing, uma questão de sobrevivência principalmente no mercado de varejo.

Alguns gestores acreditam que a sustentabilidade ganhou tamanha força de vendas que merece indicadores próprios como métrica de sua eficiência no negócio. Eco, green, onda verde, responsabilidade social, muitos são os termos utilizados referindo-se à sustentabilidade. O mais importante é fazer com que essa preocupação esteja sempre presente no planejamento e nas ações da empresa e, principalmente, que isso seja percebido pelo consumidor.

Como exemplo de ações sustentáveis que podem ser tomadas pela empresa, podemos citar: a preocupação com a qualidade do ar que se respira no estabelecimento, livrando-se de gases tóxicos, fumaças, mofo e cheiros desagradáveis, arejando o ambiente e tornando-o apropriado mesmo para pessoas alérgicas; a implantação de um sistema de reciclagem de lixo, com símbolos visíveis aos olhos do consumidor; economia de energia elétrica, com o uso de luz natural e de lâmpadas do tipo LED (Light Emitting Diode), de baixo consumo; instalação de torneiras econômicas nos toaletes e recados incentivando o não desperdício de papel toalha ao secar as mãos; incentivar os funcionários a não imprimir todos os relatórios, e-mails e trabalhos feitos no computador, a menos que seja muito necessário, visando economizar papel, o que remete diretamente à preservação de árvores; utilizar copos e xícaras de vidro, dispensando aqueles copinhos plásticos descartáveis; uso de papel reciclado nas diversas atividades da empresa, inclusive para embrulhar os produtos vendidos.

A implantação de campanhas para o bem-estar dos funcionários também é muito bem-vinda na empresa, levanta o moral da equipe, mostrando que a empresa se preocupa em oferecer o melhor aos funcionários. São muitas as ações que podem ser planejadas, desenvolvidas e implantadas pelas empresas que não querem ficar para trás nessa corrida para ganhar fatias do mercado. Sustentabilidade faz parte do novo design estratégico do varejo, e os empresários devem ficar atentos a mais essa tendência.

Artigo escrito por Rosangela Demetrio, publicado no jornal Empresas&Negócios, caderno Economia, página 5, em 10/março/2010. Qualquer reprodução deverá citar fonte e autora.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: