Rosangela Demetrio


Europa lança as tendências 2009/2010

A imaginação e a fantasia desafiam a realidade em temas ousados e criativos apresentados na Europa

As tendências para a próxima temporada foram lançadas pela equipe de designers da renomada empresa alemã “bora.herke”, durante a feira Christmaswork, em Frankfurt, realizada de 30 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano. Hora certa para o início do novo ano comercial, o setor internacional de decoração pôde captar, durante o evento, os estilos mais modernos e as influências das novas tonalidades e linhas, além dos novos cortes e padrões, visando o planejamento assertivo das próximas coleções.

Claudia Herke e Cem Bora, fundadores e proprietários da bora.herke

Claudia Herke e Cem Bora, fundadores e proprietários da bora.herke

As novidades foram apresentadas de duas maneiras: numa publicação denominada Express your dreams – Christmasworld Trend Brochure, desenvolvida por seus profissionais com o objetivo de destacar as principais influências e conceitos que serão tendência em 2009/2010, e formatadas em quatro ambientes reais, construídos nos salões da feira. Cada espaço simbolizava um estilo, captando a representatividade de tendências emocionais e artísticas, inspiradas nas artes plásticas, em música, cultura e design. O objetivo era o de orientar o público em suas escolhas e servir de inspiração para outros artistas e designers, no momento em que estivessem em contato direto com as linhas de produtos apresentadas na mostra. Desde 1990, a “bora.herke” vem atuando com olhar visionário sobre os diversos segmentos da moda, decoração de interiores e estilo de vida, fazendo o monitoramento visual e a aplicação de novas tendências.

Os quatro espaços decorados ofereciam inúmeras possibilidades de transformar sonho e fantasia, em realidade, procurando refletir os desejos do consumidor. “A influência da moda, do design e da arte é cada vez mais evidente no setor da decoração, estando interligadas umas às outras. Cada um dos quatro temas corresponde a um ambiente diferente, a partir destas influências. Todos eles combinam a modernidade, mantendo um tom lúdico”, explicou Claudia Herke, designer da bora.herke. O trabalho encomendado pela Messe Frankfurt à agência de design alemã, revelou como tendências, quatro temas: Airy, Sweet, Comfort e Obsession.

Airy – Imaginação tão leve quanto o ar

BX_Airy 2Airy é um estilo moderno, que emana facilidade. Tudo parece frágil, delicado, sensual e ainda contemporâneo. Os parâmetros de cor são criados por calcário variando de pastéis de nata ao rosa pálido e cinzento, combinado com todos os tons do branco. Transparente e translúcido, os materiais são tão leves quanto as cores. Elas incluem, por exemplo, o cristal facetado, madrepérola, seda e porcelana. O delicado tema é finalmente expressado por desenhos lineares, flores, relevos, modelagens e gravuras, bem como por efeitos de luz e sombra negra. Motivos borrados e estruturas fluem para seduzir o observador para um trabalho fantástico. As decorações que refletem este estilo são tanto românticas como modernas. 

Sweet – Docura, êxtase da corBX_Sweet 2

Sweet é sensual e feminina, apresentando traços fortes em tonalidades de cores destorcidas. A paleta se estende desde areia, água e turquesa até violeta, calcário e ardósia cinzenta, flores, superfícies e estampas. Superfícies de olhar doce e meigo demais. Causam impacto o excesso de açúcar, cristalizado e envidraçado. Materiais: plástico, verniz e porcelana, tule e fitas de cetim. Neste tema, o sonho lúdico se transforma em realidade. A comemoração é celebrada com estilo descontraído, espontâneo, intenso e com inúmeros acessórios.

Comfort – Jogo dos opostos

BX_Comfort 2Comfort brinca em torno dos contrastes. Neste tema, é sugerida uma combinação entre o estilo contemporâneo e elementos tradicionais. Pedra natural, com variedade de nuances, interagindo com superfícies metálicas em cromo ou alumínio, por exemplo. Espelho e vidro aliados à pele de carneiro, curtume e corda. Desenhos permitem o uso de estampas norueguesas, motivos e listras geométricas, bem como lascas de pedra e madeira. Eles incluem cores neutras como ardósia cinza, grafite e caramelo combinadas com vermelho-tijolo. Este estilo representa o desejo pela funcionalidade, assim como pelo conforto. Festas modernas e futurísticas com aspecto de celebrações tradicionais.

Obsession – Fantasias de um luxuoso e elegante estilo de vidaBX_Obsession 2

Obsession reflete o anseio por algo especial. As cores expressam a exclusividade e a elegância feminina. Quartzo rosa e malva iluminados por tons de mogno, berinjela, violeta e dourado. Motivos, ornamentos e formas do mundo animal definem o projeto. Materiais exclusivos reforçam o luxo, como por exemplo, cristais, pedras preciosas, mármore, madeiras de qualidade superior, seda e cetim. Neste tema, a fantasia de uma vida elegante e de alto-padrão se transforma em realidade, podendo ser aplicada tanto no ambiente familiar, como por ocasião de uma festa mais extravagante. 

Mesclando cores e formas

A grande questão é adaptar as influências da moda à decoração de Natal. Ao combinar as cores, deve-se primar pela utilização de tonalidades que se complementem mutuamente, com harmonia. Uma garantia de acerto é explorar os tons monocromáticos. O vermelho é o eterno favorito, em todas as suas nuances; clássico entre as cores natalinas está novamente em alta.

A tradicional loja inglesa Krebs Glas Lauscha apresentou na feira, artigos com grande variedade de vermelho, indo do rosa pálido até o clássico grená e roxo escuro. Decorada com cores fortes, a árvore de Natal ganha uma aparência mais fresca e moderna, mesmo sendo tradicional. A perfeição em cada detalhe, efeitos especiais e motivos inovadores contribuem para a repaginação de antigos temas. Com força também apareceram cores como creme, bege e marrom, que são, por um lado, sugestivos de uma ligação com a natureza e, por outro, lembram certos doces e sobremesas. A alemã Inge’s Christmas Décor inspirou-se no café expresso e criou uma linha de artigos natalinos que transfere o prazer do café gourmet à árvore. Utilizando grãos de café pintados e estilizados, a empresa criou ornamentos atraentes, tanto pela beleza, quanto pelo aroma. Não existe uma regra ou algo proibido quando o assunto é decorar. O importante é seguir as tendências e mesclar com criatividade, lembrando sempre que um detalhe faz toda a diferença.

Imagens de divulgação Messe Frankfurt / Foto divulgação bora.herke.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: