Rosangela Demetrio


Linha Il Rame da Ballarini posiciona panelas de cobre no mercado de luxo
12/09/2009, 04:42
Filed under: Design, Matérias

Reconhecida mundialmente pela qualidade de suas peças, a Ballarini chega ao Brasil pela Full-Fit Importadora.

O luxo e o requinte das panelas da linha Il Rame da Ballarini, distribuídas no Brasil pela Full-Fit Importadora, reforçam o prazer de cozinhar.  No corre-corre da vida atual, as pessoas muitas vezes não têm tempo suficiente para dedicar ao preparo das refeições. Assim, qualquer oportunidade de aproveitar esses raros momentos para deleite e realização pessoal é válida. É como um resgate da satisfação pela boa mesa, do cuidado em servir refeições feitas em casa, nas quais os ingredientes principais passam a ser o amor e a dedicação.

Divulgação Ballarini

 Foi baseada nessa essência que a Ballarini desenvolveu a linha Il Rame, lançada em 2004 na Triennale di Milano, exposição internacional de arte, design e arquitetura moderna, na Itália. O conceito evoca um retorno aos tempos antigos, em que se cozinhava com a pureza dos ingredientes, a celebração dos encontros familiares e de amigos. A fábrica italiana acredita que um retorno aos costumes naturais de cozinhar corresponde amplamente à necessidade do consumidor moderno, inclusive os mais exigentes.

A história da utilização do cobre em utensílios de cozinha pela Ballarini remonta aos anos 1930. Fundada em 1889, a fábrica italiana aderiu ao rame (cobre em italiano) em 1931, introduzindo-o na produção de potes, panelas e itens de decoração. Artigos nesse material sempre foram considerados mais vistosos, decorativos e com uma grande vantagem com relação aos produtos feitos em alumínio, aço inox e vidro temperado, por exemplo: a economia no consumo de energia e tempo no cozimento dos alimentos. Por ser o cobre um excelente condutor, ele não só distribui uniformemente o calor em toda a base da panela, como o retém por mais tempo.

A partir da Segunda Guerra Mundial, desenvolveram-se siderúrgicas de metais mais leves, como o alumínio, cuja utilização foi bastante difundida na época, colocando o cobre num período de desuso momentâneo na fabricação de artigos para cocção. Projeto guardado, mas não esquecido. Mesmo o alumínio apresentando algumas facilidades na fabricação dos utensílios domésticos, o cobre continuava a fazer parte do universo nostálgico da Ballarini.

Na década de 1960, surgiu uma demanda mais intensa pela produção de artigos com revestimento antiaderente. O conceito de praticidade tomava conta do universo feminino. Donas de casa modernas buscavam panelas fáceis de usar e de lavar. Neste caso, o alumínio se adaptava melhor ao revestimento Teflon e continuou a ser utilizado em larga escala. Em 1980, a Ballarini assinou um contrato com a DuPont para o uso do Teflon, o que lhe permite oferecer aos seus clientes todo um catálogo de artigos de alumínio revestidos com a camada antiaderente.

Novas gerações assumiram e dirigiram a fábrica, até que, em 2004, a idéia da utilização do cobre voltou com força total. O grande insight da Ballarini foi unir o alumínio ao cobre para se produzir uma peça única, que conjugasse as vantagens dos dois metais, e que ainda fosse devidamente coberta por uma camada de material antiaderente da melhor qualidade, criando um produto culinário próximo da perfeição.

Foram anos de estudos e pesquisas para conseguir produtos reconhecidos internacionalmente no mundo da gastronomia. Dois objetivos principais nortearam essas pesquisas: a estética – composta pelo apelo do cobre externamente, por ser um material nobre, belo e refinado; e a função – representada pela união do cobre ao alumínio, que é um material leve e prático, com o revestimento antiaderente Teflon Platinum DuPont de alta qualidade.

Divulgação Ballarini

 

 

 

 

 

 

Unindo o útil ao agradável

A combinação do cobre com o alumínio proporciona uma uniforme difusão de calor, otimizando o processo de cozimento. Nessa união de metais, o cobre é fundido e o alumínio é prensado, ou seja, o cobre é ligado por meio de calor e o alumínio é moldado a frio. Quando o alumínio é moldado sem a utilização de calor, ele libera menos substâncias tóxicas no ambiente, além de propiciar uma base sólida para a correta aplicação do revestimento interno antiaderente, evitando o aparecimento futuro de bolhas. Em processos comuns, devido ao aquecimento do alumínio, há uma liberação de gases tóxicos que aparecem em pouco tempo embaixo da camada antiaderente, prejudicando a qualidade do produto final. O revestimento utilizado pela Ballarini é o Teflon Platinum, material de última geração, reforçado com partículas minerais de alta dureza.

Hoje, a Ballarini detém 30% do mercado consumidor alemão e 25% do italiano e está numa posição confortável no seu segmento. Tudo isso é o resultado de muito trabalho e a certeza de oferecer ao mercado um produto de alta qualidade. E, para mostrar que acredita no que faz, a empresa dá garantia de 10 anos na linha Il Rame.

Os sete diferentes modelos da linha Il Rame atendem aos mais exigentes chefs de cozinha e aos mestres-cuca mais apaixonados pela culinária no mundo.  Esse tipo de panela é indicado para o preparo de carnes, sopas, grãos, peixes e verduras, que exigem grande dispêndio de tempo ao fogo.

Além de serem dotadas de design bonito e estilo atraente, as panelas são enriquecidas por alças ou cabo em latão, feitos à mão, completando um formato robusto. As vantagens do produto não param por aí: os produtos vêm em embalagem elegante e sóbria com caixa em papel especial, acompanhada por bolsa de pano, pegadores para cabo ou alça e manual de instrução, valorizando sua tradição.

Todos esses itens tornaram as panelas de cobre da Ballarini objeto de desejo de grande parte dos culinaristas em todo o mundo. O produto foi trazido para o Brasil pela Full-Fit Importadora que, desde sua fundação, em 1967, participa de feiras e eventos e garimpa pelo mundo os lançamentos, tendências e novidades para oferecer o que há de mais avançado em matéria de praticidade, funcionalidade e design aos seus clientes.

A Full-Fit oferece ao mercado cinco linhas da Ballarini: Il Rame, Titanio, Gli Speciali, Trevi e I Love Cooking. Cada uma delas é composta por vários modelos e diferentes características. Muitas vêm em caixas individuais, podendo ser adquiridas separadamente. Numa época em que a gastronomia alcança o mercado de luxo e requinte, peças de classe como os produtos da Ballarini tornam-se presentes criativos e muito bem recebidos em qualquer ocasião.

Testado pelo chef

As panelas de cobre da linha Il Rame da Ballarini foram testadas e aprovadas pelo renomado chef Manuel Coelho, que confirma as qualidades oferecidas pela união do cobre e do alumínio ao revestimento antiaderente. Em sua cozinha, é um produto indispensável. Ele destaca que “o grande desafio de quem leva a alta culinária a sério é otimizar tempo e qualidade. As panelas da Ballarini conseguem unir esses ingredientes, pois mantêm a temperatura elevada, de forma constante, tornando o cozimento dos alimentos rápido e eficiente”.

Manuel Coelho enfatiza que, com o crescimento do mercado gastronômico, as panelas nacionais melhoraram bastante e hoje podemos desfrutar de produtos de qualidade. Além disso, temos acesso a artigos importados, como as panelas da Ballarini, que vêm para somar em desempenho e beleza. Quanto ao quesito qualidade, ele dá uma dica: “Nem tudo que é preto é antiaderente e nem tudo que é antiaderente é Teflon”. Portanto, optar pela tradição da Ballarini é a garantia de utilizar um produto nobre, eficiente e de qualidade, sem dispensar o requinte e a elegância.

Quem é Manuel Coelho

Chef de cozinha e proprietário de restaurantes há 19 anos, Manuel Coelho cursou gastronomia no ICIF (Instituto de Culinária Italiana para Estrangeiros), no Piemonte, aperfeiçoando-se em gastronomia francesa. Atualmente, comanda a cozinha do Pellegrino Ristorante, voltada para um estilo de alimentação saudável e contemporâneo, com foco no sabor, na qualidade, e na bela apresentação dos pratos.

Ele ofereceu aos leitores da HG Casa, uma receita irresistível:

RISOTO DE COGUMELOS SELVAGENS

Ingredientes (para 4 pessoas):

300 g de arroz Carnaroli
1 litro de caldo de frango aquecido
150 g de parmesão ralado
100 g de manteiga
70 g de cogumelos paris
70 g de shitake
70 g de portobello
70 g de shimeji
½ cebola
50 ml de vinho branco
100 ml de azeite de oliva
Sal e pimenta do reino
Ramos de alecrim para decorar

Como fazer:

Corte os cogumelos em cubos, refogue-os separadamente, tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Reserve. Pique a cebola e reserve. Derreta a manteiga e doure a cebola. Acrescente o arroz e frite por alguns minutos. Em seguida, despeje o vinho branco e mexa. Ponha o caldo de frango aquecido aos poucos e mexa sempre, deixando cozinhar por volta de 12 minutos. Coloque os cogumelos, o parmesão, corrija o sal e a pimenta do reino. Desligue o fogo, acrescente a manteiga e misture bem. Decore com um ramo de alecrim e bom apetite!

Matéria publicada na revista HG Casa 44, escrita por Rosângela Demetrio. Fotos: divulgação Ballarini. Proibida reprodução.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: