Rosangela Demetrio


International Home & Housewares Show 2008: onda verde em artigos para casa
12/09/2009, 05:47
Filed under: Feiras de Negócios, Matérias | Tags: , , ,

Feira de Chicago apresenta lançamentos e confirma preocupação com a preservação do meio ambiente

A International Home & Housewares Show 2008 atraiu para Chicago, nos Estados Unidos, mais de dois mil expositores e 61 mil visitantes, incluindo 23 mil compradores varejistas, entre os quais Wal-Mart, Macy’s, Sears, Best Buy e Amazon.com. Organizada pela International Housewares Association (IHA), em março, a feira dita as tendências que influenciarão o mercado internacional de artigos para casa.

Esta edição mostrou que o conceito da sustentabilidade veio para ficar: os produtos e suas embalagens aderem ao padrão green, ou seja, são fabricados de forma que não prejudiquem o meio ambiente. Economia de tempo e praticidade também são conceitos enfatizados na exposição. A partir da tragédia ocorrida em 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, aumentou a preocupação dos americanos em passar mais tempo em casa, com a família, vivendo momentos de lazer.

Entre os lançamentos da empresa americana Jokari está o Burger Maker, aparelho com o qual qualquer pessoa pode fazer hambúrgueres com facilidade, pressionando a carne sem o contato manual diretamente no separador, dando o formato quadrado e ao mesmo tempo servindo para armazená-los no freezer, pois vêm acompanhados de tampa hermética.

A empresa Progressive lançou um porta-pão muito interessante, chamado The Bread Keeper. Ele é capaz de conservar o alimento fresco e com sabor, ao mesmo tempo que protege de insetos e poeira. Além do design decorativo, vem com um dispositivo que permite o controle de entrada de ar de forma progressiva, pelo qual é possível determinar a humidade em seu interior.

O bom-humor estava nítido nas peças expostas pela alemã Ritzenhoff Cristal. A sua coleção de copos para cerveja refletiu a criatividade e originalidade de seus designers, que utilizaram desenhos divertidos para alegrar os momentos de descontração a que a bebida sugere.

A Sanyo, líder na produção de cadeiras de massagem, lançou o modelo HEC-DR6700K, toda em couro, acomoda mesmo os mais robustos, reclina até um ângulo de 170º e, com seu sistema exclusivo de rolamento, garante total conforto. Na posição Gravidade Zero, a cadeira mantém apoio para as costas enquanto o assento ajusta-se a um ângulo de 30º e eleva o apoio de pernas. Desta forma, facilita a massagem no corpo todo, sendo capaz de mandar embora o stress, proporcionando maior oxigenação e circulação do sangue. A empresa disponibilizou este modelo a partir de abril/08 aos varejistas interessados.

Também estiveram presentes alguns experts em tendências e decoração, que apresentaram seminários para ajudar o público a compreender a convergência de moda, bens de consumo, viagens, meios de comunicação e psicologia da cor como causas que inspiram o comportamento do comprador. Lee Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, afirmou que as cores da moda influenciam no segmento de artigos para casa. Segundo ela, “um dos principais indicadores da preferência por cores nas residências é a moda. Revistas de moda e websites são importantes fontes para avaliar a longevidade de uma cor antes que ela vire tendência”.

“Hoje, tudo está interligado”, diz a executiva. “Analisando a maneira como a Apple utilizou o colorido e as formas no iPod, podemos perceber que ela ditou uma tendência fashion, pois muitos se basearam nas idéias lançadas pela companhia para lançar seus produtos. Devemos ficar atentos também à arte japonesa e às animações, que mostram uma combinação irreverente de cores, muito utilizada na produção de artigos voltados para o público jovem. O verde continua a ser popular, devido ao seu apego ao movimento green. Ao mesmo passo em que o vermelho tem sido relacionado a causas sociais, e está sempre na moda.”

A feira também mostrou certa preferência dos lojistas em realizar suas compras com um número menor de fornecedores. Os distribuidores preocupam-se em oferecer maior variedade de produtos aos compradores que preferem centralizar seus negócios, para assim atender à demanda. No entanto, aqueles que preferem representar apenas uma determinada marca ou tipo de produto, continuarão a liderar na categoria, o que é mais evidente no segmento de eletrodomésticos. Neste sentido, pudemos notar que os expositores trabalham no sentido de unir os produtos de forma harmoniosa, para compor ambientes com elegância e praticidade. Guardanapos combinando com jogos de porcelana, vasos formando conjuntos com velas decorativas.

Phil Brandl, presidente da IHA, mostrou-se extremamente satisfeito com os resultados desta edição da feira, anunciando que houve um recorde de 6,5% no aumento das vendas ao varejo. A porcentagem de negócios internacionais subiu 7,3%. Por outro lado, a maioria dos compradores internacionais considerou este um momento positivo comprar, pois o dólar baixo favorece as importações.

Matéria publicada na revista HG Casa 44.  Proibida reprodução.

Anúncios

Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: